Embalagens plásticas para alimentos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A embalagem de um alimento é essencial para facilitar o transporte, a conservação e até a preservação de características do produto alimentício possibilitando uma maior qualidade para o consumidor final.

Desse modo, as embalagens plásticas para alimentos são desenvolvidas com a finalidade de proteger os mais variados produtos alimentícios, aumentando a durabilidade dos alimentos e melhorando o visual para valorizar o produto nas prateleiras dos mercados.

Sendo assim, o desenvolvimento de uma embalagem se torna tão importante quanto o desenvolvimento do próprio produto, principalmente pelas características de conservação de alimentos, técnicas publicitárias e controle de quantidades.

Segurança e qualidade

Um produto alimentício deve possuir duas características básicas, que é a segurança e a qualidade. Sendo que a segurança é dada pelo controle da produção do alimento em conjunto com a embalagem plástica resistente e confiável.

Já a qualidade do alimento está diretamente ligada com as condições de armazenagem, sendo que é nesse fator que a embalagem tem seu maior papel, pois é ela que facilita o congelamento de frios como carnes, diminui o contato com o ambiente e a luz solar como em salgadinhos e entre outras aplicações comuns.

Mas quais são as aplicações dessas embalagens?

As embalagens se adequam ao produto, ou seja, cada alimento terá uma característica de embalagem diferente. Sendo assim é possível utiliza-las nos mais variados segmentos alimentícios.

  • Embalagens para salgadinhos: Para esse tipo de alimentos, é fundamental manter o produto crocante e bem conservado. Dessa forma, geralmente, utilizam-se embalagens que não permitem a passagem da luz solar e garantem um ambiente interno sem umidade.
  • Embalagens plásticas para alimentos congelados: Nesse caso, as embalagens devem facilitar o congelamento do produto para melhorar a durabilidade do mesmo. Já existem algumas embalagens para esse tipo com fechamentos personalizados, como o abre-fecha, o que contribui para o uso do consumidor.
  • Embalagens para massas: Essa embalagem é desenvolvida especialmente para macarrões, massas de lasanha e outros alimentos desse gênero. Sendo que se caracterizam por um visual mais transparente.

Ainda existem outros tipos de embalagens e opções para os mais diversos gêneros alimentícios.

Características gerais das embalagens

Cada embalagem é individual e possui características específicas, porém existem alguns requisitos que são comuns para todo tipo de embalagem de alimentos, confira algumas dessas características abaixo:

  • Resistência: Toda embalagem deve ser resistente para não rasgar e comprometer o alimento.
  • Selagem: Após o alimento ser embalado ele não pode ser contaminado, dessa forma deve-se evitar que o ambiente externo entre em contato com o ambiente interno. Para isso, toda embalagem tem que apresentar ótima selagem.
  • Visual: A aparência é um elemento muito importante para o produto em si, já que é esse elemento que ajudava na divulgação e publicidade dos alimentos.
  • Material seguro: É possível utilizar vários plásticos para fabricar embalagens de alimentos, mas todos os materiais não podem ser tóxicos, para evitar contaminações e envenenamentos.

Claro, mesmo essas sendo características em comum entre as embalagens para alimentos, cada aplicação irá apresentar uma exigência maior ou menor de cada característica.

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco comentando abaixo e descubra mais sobre embalagens plásticas para alimentos.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×